EVOKE THE BEACH # OF GLASS

A Glass Beach é uma praia única, não por que a natureza a fez desse jeito, mas porque o tempo e as ondas trataram de corrigir mais um erro do homem.

Glass Beach, na Califórnia, ao pôr do sol

É difícil imaginar isso acontecendo hoje, mas, em 1949, a área de Fort Bragg, localizada no norte da Califórnia e hoje conhecida como Glass Beach (Praia de Vidro), era um depósito público de lixo. Na época, a população jogava todo o tipo de coisa direto no mar, incluindo carros antigos, eletrodomésticos, lixo dos bares… tudo, claro, contendo toneladas de vidro.

No início da década de 60, rolaram algumas tentativas de controle do que era jogado – quando os lixos tóxicos foram proibídos -, mas foi só em 1967 que a North Coast Water Quality (Conselho de Qualidade da Água do Litoral Norte Americano) se deu conta do erro absurdo que tudo aquilo era e começou um projeto de despoluição para reverter as quase duas décadas de danos ambientais. Mas havia uma coisa muito cara (ou talvez impossível) de combater: os milhões e minúsculos cacos de vidro mergulhados na água.

Para a nossa surpresa, com o tempo, as implacáveis ondas do mar foram, de alguma maneira, “limpando a praia”, transformando a areia em uma camada multicolorida de pedras de vidro liso que brilha ao sol. Hoje, a Glass Beach é uma atração turística oficial da Califórnia muito popular entre os visitantes do estado, que percorrem a praia atrás das pedras de vidro mais atraentes para levar para casa como lembranças. Ironicamente, onde um dia se tornou ilegal jogar o lixo, hoje é contra a lei removê-lo. Definitivamente, mais sorte que juízo. Via Kuriositas, This Is Colossal e o site oficial de Fort Bragg.

One thought on “EVOKE THE BEACH # OF GLASS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *