VAI LÁ… DESVENDAR O UNIVERSO DE STANLEY KUBRICK

Hoje, 25 de outubro, a 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de Cinema apresenta o filme Era Uma Vez… Laranja Mecânica, de Antoine de Gaudemar, que  mostra os bastidores do clássico e controverso Laranja Mecânica (1971), do diretor norte-americano Stanley Kubrick. A sessão será realizada na FAAP (Rua Alagoas, 903 – Higienópolise), às 19h.

O documentário francês narra a longa controvérsia que Laranja Mecânica causou ao ser lançado (ele foi banido dos cinemas ingleses até o ano 2000, após a morte do diretor Stanley Kubrick), contando, entre outros detalhes,  com depoimentos dos atores – claro, Malcom McDowell, mais conhecido na pele do temido Alex, é um deles-, de Kubrick e de Anthony Burgess, autor do livro que originou o filme cult indispensável. Num contexto de delinquência juvenil, o filme fazia uma denúncia das técnicas de condicionamento mental usadas para corrigir desvios. Supostamente acontecendo em um futuro próximo, a ação é filmada no final dos anos 60, época marcada pela contestação antiautoritarismo e o aumento da insegurança urbana, o que só aumentou o impacto e polêmica, principalmente junto aos conservadores.

Às 20h, após a exibição do filme, o produtor executivo Jan Harlan falará sobre o universo de Kubrick e sobre os segredos e histórias que permearam também outros grandes do diretor dos quais foi produtor, como Barry Lyndon (1975), O Iluminado (1980) e De Olhos Bem Fechados (1999).


“ERA UMA VEZ… LARANJA MECÂNICA” E ENCONTRO COM JAN HARLAN NA FAAP

Terça, dia 25 de outubro, às 19h. Rua Alagoas, 903 – Higienópolis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *