VAI LÁ… OCUPAÇÃO ANGELI NO ITAÚ CULTURAL SP

Mulher, aproximadamente 40 anos, junkie, porralouca, desbocada, subversiva, que adora uma banheira e soltar uma fumaça pela boca. Sabe de quem a gente tá falando, né?

Sim, da Rê Bordosa, figura clássica e inconfundível do underground brasileiro. Pois ela, acompanhada dos parceiros Bob Cuspe, Meia Oito, Rhalah Rikota, Bibelô e os Skrotinhos, invadiu o andar térreo do Itaú Cultural de São Paulo na Ocupação Angeli, que celebra a obra de Arnaldo Angeli Filho, nosso querido chargista, até o dia 9 de abril.

Paulista da Casa Verde, Angeli começou a fazer charges antes dos 14 anos de idade e se tornou um dos nomes mais importantes na produção nacional de quadrinhos, eternizando personagens que cativaram leitores de diversas gerações com originalidade, humor e personalidade despudorada.

 

O punk crust Bob Cuspe

 

Na expo do Itaú, o alucinante universo de Angeli é celebrado em mais de 800 obras (80 originais) – charges, quadrinhos, tiras e ilustrações para livros, discos e espetáculos, entre outros – e 20 fotos do autor, da infância até os dias de hoje. O espaço foi produzido pela cenógrafa e arquiteta Patrícia Rabbat e reproduz em parte o estúdio de trabalho do cartunista, criador da lendária revista Chiclete com Banana.

 

A crítica à sociedade burguesa e à política sempre  foi tema da carreira de Angeli (já no início da década de 80 seus personagens eram retratos claros e diretos dos últimos anos da ditadura), assim como o sexo, o comportamento humano, a música, a fumaça e os metrópoles cinzas

 

A Ocupação Angeli abriu hoje, 16, e se extende até o dia 29 de abril no andar térreo do Itaú Cultural de São Paulo (Avenida Paulista, 149 – Cerqueira César); a expo marca o início do projeto Ocupação do Itaú Cultural, criado para fomentar o diálogo da nova geração de artistas com os criadores que os influenciaram. A visitação é franca e funciona de terça a sexta das 9h às 20h, e aos sábados e domingos das 11h às 20h. Pra quem curte o universo das tirinhas, de 29 de março a  1º de abril também estará rolando no espaço a “Mostra HQ”, uma seleção de filmes relacionados ao mundo das histórias em quadrinhos e animações. Imperdível!

 

Angeli com cara de mau

One thought on “VAI LÁ… OCUPAÇÃO ANGELI NO ITAÚ CULTURAL SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *